A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

 

Passo de Palavra DXL.

Brás, São Paulo, 20 de novembro de 2005.

Eclesiastes 9
(versículos 11 ao 18)

 

          As mesmas cousas sucedem aos justos e injustos. Gozemos os bens que Deus nos dá

1 Deveras a tudo isto apliquei o meu coração, para claramente entender tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus; se é amor ou se é ódio, não o sabe o homem; tudo passa perante a sua face.
2 Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao mau, ao puro e ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
3 Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: que a todos sucede o mesmo. Também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade; há desvarios no seu coração durante a sua vida, e depois se vão aos mortos.
4 Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
5 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
6 Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
7 Vai, pois, come com alegria o teu pão .e bebe o teu vinho com coração contente; pois há muito que Deus se agrada das tuas obras.
8 Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol.
10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

          A sabedoria é muitas vezes mais útil aos outros do que àquele que a possui

11 Observei ainda e vi que debaixo do sol não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a peleja, nem tampouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos entendidos o favor; mas que a ocasião e a sorte ocorrem a todos.
12 Pois o homem não conhece a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando este lhes sobrevém de repente.
13 Também vi este exemplo de sabedoria debaixo do sol, que me pareceu grande:
14 Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens; e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes tranqueiras.
15 Ora, achou-se nela um sábio pobre, que livrou a cidade pela sua sabedoria; contudo ninguém se lembrou mais daquele homem pobre.
16 Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força; todavia a sabedoria do pobre é desprezada, e as suas palavras não são ouvidas.
17 As palavras dos sábios ouvidas em silêncio valem mais do que o clamor de quem governa entre os tolos.
18 Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra; mas um só pecador faz grande dano ao bem.

O fogo do Espírito Santo motivou o irmão visitante a pregar a Palavra desta manhã.
Iniciou a exortação dizendo: - Oxalá que todos os presentes sintam "este fogo gostoso" que é a presença de Deus.
Em vista do primeiro verso lido, foi dito pela Palavra para voltarmos de eventual decisão ou posição tomada, fiquemos quietos que nosso Deus tudo fará.
Eis quanto segredo e sabedoria de Deus temos aqui: voltei-me e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes a peleja, nem tão pouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos entendidos o favor, mas que o tempo e a sorte pertencem a todos.
A sociedade de hoje (ou de sempre) premia aqueles que correm, que são ligeiros, que saem à frente.
Com um piloto de corridas não é assim? Para vencer, para cruzar  a linha de chegada tem que ser o mais veloz do que todos os seus concorrentes. Mas na busca da salvação, na busca da redenção, que somente pode ser dada por Deus não é assim. Tem que ser com muita paciência e sabedoria, um passo de cada vez, sempre em frente, tendo como rumo nosso Senhor Jesus; não pode haver desvios, nem para a direita, nem para a esquerda. Não é assim que o mundo fala na propaganda de segurança no trânsito: - Não corra, não mate e não morra. Tudo para Deus tem uma ordem seqüencial, um processo, um propósito.
A sorte, Deus a dá para todos, a vontade de Deus é que determinante em tudo.
Muitos pensam que tem tempo para deixar algumas coisas essenciais para a salvação. Enganam-se duplamente, o primeiro engano é pensar que Deus pensa como nós e o segundo engano, que é o pior, acham que o tempo é deles. O tempo é de Deus. Ele determina (nou) o nosso número de dias.
A sabedoria é Deus que concede, pode estar com um homem pobre ou pode estar num homem rico. Pode-se encontrá-la num homem culto/estudado, mas também pode-se encontrá-la num analfabeto. Nosso Deus não faz acepção de pessoas, todos os homens são iguais perante Ele. Distribui a sorte misericordiosamente para todos.
Temos aqui o exemplo de um pobre homem sábio que salvou sua cidade de um rei perverso, usando apenas a sabedoria.
Não adianta ser um gladiador, um guerreiro, um homem de armas, ou um homem forte fisicamente falando, se não tiver a sabedoria dada por Deus, nada será, e se for não permanecerá. Foi atrás desta sabedoria que viemos nesta manhã na Casa de Deus, foi dito pela Palavra: que seja distribuída sabedoria para todos os presentes.
Não foi Jesus que disse que a salvação estava nos pobres e nos humildes. O homem pode ser pobre ou rico mas se não tiver humildade nada será (terá).
Temos também o exemplo de Davi, que derrotou o gigante, que insultava o povo de Deus. Não usou as armas pesadas que Saul lhe entregara, foi com cinco pedrinhas apenas, mas foi acompanhado da coragem e sabedoria dadas por Deus. Se fosse só a coragem poderia ter perecido, mas estava com a Sabedoria de Deus, e saiu-se vitorioso diante do gigante (I Samuel 17.23-31). Foi dito pela Palavra: - Haja sabedoria no meio do povo de Deus, porque haverá vitória. Muitos gigantes  serão derrubados pelo poder desta Palavra, e haverá libertação para o povo de Deus.
Melhor é sabedoria do que a força.
Não que não devemos nos esforçar para conseguir as coisas de Deus, e o nosso sustento. Não ouvimos no testemunho sobre o pedido de oração às criancinhas, feita pela filha da irmã que testemunhou na reunião de jovens e menores que auxiliava? O Senhor viu o esforço e se comprazeu e concedeu-lhe a transferência de universidade. O mesmo temos que fazer, precisamos nos esforçar, temos que fazer a nossa parte, que pode ser ínfima perante a grandeza e poder de Deus, mas tem que ser o máximo possível para nós.
Trabalhemos em silêncio, este povo é manso e ordeiro, como Jesus nos tem ensinado.
Foi exortado acerca das conversas antes, durante e depois dos cultos, tem irmão fazendo "negócios" / comércio na Casa de deus. Isto não é certo. Aqui é lugar Santo, onde o Senhor passeia no meio de nós, temos que respeitar este lugar como tal!
Eis um ensinamento de como o crente julga o mundo; todos sabemos que o único e verdadeiro juiz dos homens é nosso Senhor Jesus; entretanto há um ensinamento que diz que o povo de Deus julgará o mundo, não falando desse ou criticando aquela, mas sim através do testemunho e obras de edificação da obra de Deus.
Desde o início do culto foi dito acerca da época do aumento da iniqüidade e da impiedade na terra, estamos passando por isto. Esta Palavra já havia sido dita por Deus na boca de Jeremias; foi perguntado a Jeremias: - que é que vês? Jeremias respondeu: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para a banda do norte. E disse o Senhor: Do norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra (Jeremias 1.13-14).
O Senhor sabe porque está mandando esta Palavra. Prepara-te igreja, o fim está próximo.
Os estudiosos (cientistas) fizeram um experimento com sapos e panela de água fervente.
Um primeiro sapo, foi colocado numa panela de água fervente, em sua natureza encontrou-se a auto-defesa de pular rapidamente para fora e se salvou. Um segundo sapo, foi colocado numa panela de água fria, que foi se aquecendo lentamente, este sapo foi se acostumando com o calor, não percebendo o perigo evidente e próximo. Como se acostumou não fugiu / não saltou rapidamente para fora, ficou e acabou por morrer.
O que vemos aqui, temos que estar conscientes e temerosos dos perigos do mundo, de como éramos novos no caminho, não podemos nos acostumar / acomodar, chegamos aqui ouvimos a Palavra e está tudo bem?! Nosso Deus quer mais, quer que a consideremos como no começo - cheios de temor e disposição para segui-la, e cumprir a vontade de Deus.
Foi dado pela Palavra discernimento e sabedoria para enxergar os perigos do mundo e fugir na hora certa, escapando das armadilhas e tentações, que vem devagarzinho, quando dizemos: - isto é uma bobagem, não tem perigo, não há mal algum, que mal há esse capricho... é aí que vamos nos acostumando com aquilo que não agrada a Deus e pode-nos nos fazer perecer em um instante futuro.
Foi recomendado na exortação final a todos os presentes: - não ameis o mundo e o que no mundo há. Deus seja louvado. Amém!
Glória a Deus! Glória a Jesus! Bendito é o Nome Santo do Senhor. Glória a Deus eternamente. Amém!

Hinos:

         112. Fiel Salvador é Jesus
         211. O sino do Evangelho
           75. Graça maravilhosa

 
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: culto presidido pelo irmão E.C. e Palavra exortada por irmão Benedito, visitante. Testemunhos/saudações: Belo Horizonte (MG); Curitiba (PR) Feira de Santana (BA); Macapá (AP); Palmas (TO); Salvador (BA); Tubarão (SC). Os três primeiros hinos não foram registrados. 

Home | P90538 | P90539 | P90540

Home

Voltar | Home | Acima  

Esta página foi atualizada em 03/12/05

Este sítio está no ar desde 15/05/01

© 2001-2005 Geografia na Internet: http://geografia.geral.sites.uol.com.br