A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

 

Passo de Palavra DXLVIII.

Brás, São Paulo, 18 de janeiro de 2006.

II Reis 6
(versículos 8 ao 23)

 

          Eliseu faz flutuar o ferro dum machado

1 - E DISSERAM os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito.  
2 - Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide.  
3 - E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.  
4 - E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.  
5 - E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado.  
6 - E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.  
7 - E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.


           Eliseu adivinha os conselhos do rei da Síria

8 - E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.  
9 - Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali.  
10 - Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.  
11 - Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?  
12 - E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.  
13 - E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã.  
14 - Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.  
15 - E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?  
16 - E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.  
17 - E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.  
18 - E, como desceram a ele, Eliseu orou ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.  
19 - Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.  
20 - E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: Ó SENHOR, abre a estes os olhos para que vejam. O SENHOR lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.  
21 - E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?  
22 - Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.  
23 - E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel.

          Samaria é cercada

24 - E sucedeu, depois disto, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e subiu e cercou a Samaria. 
25 - E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata.  
26 - E sucedeu que, passando o rei pelo muro, uma mulher lhe bradou, dizendo: Acode-me, ó rei meu senhor.  
27 - E ele lhe disse: Se o SENHOR te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar?  
28 - Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho.  
29 - Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho.  
30 - E sucedeu que, ouvindo o rei as palavras desta mulher, rasgou as suas vestes, e ia passando pelo muro; e o povo viu que o rei trazia cilício por dentro, sobre a sua carne,  
31 - E disse: Assim me faça Deus, e outro tanto, se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, hoje ficar sobre ele.  
32 - Estava então Eliseu assentado em sua casa, e também os anciãos estavam assentados com ele. E enviou o rei um homem adiante de si; mas, antes que o mensageiro viesse a ele, disse ele aos anciãos: Vistes como o filho do homicida mandou tirar-me a cabeça? Olhai pois que, quando vier o mensageiro, fechai-lhe a porta, e empurrai-o para fora com a porta; porventura não vem, após ele, o ruído dos pés de seu senhor?  
33 - E, estando ele ainda falando com eles, eis que o mensageiro descia a ele; e disse: Eis que este mal vem do SENHOR, que mais, pois, esperaria do SENHOR?

Muitos dos aqui talvez já ouviram este Passo de Palavra, que é conhecido pelos mais antigos, mas este é o que Senhor nos traz a frente.
Aquele que está com Deus, recebe informações privilegiadas a ponto saber e ser prevenido para as situações de perigo. Aquele que tem por hábito ouvir e regularmente seguir a Palavra de Deus possui no seu dia-a-dia, na sua vida uma ferramenta poderosíssima de proteção. Como acabamos de ler vimos como os siros não lograram êxito em suas armadilhas e emboscadas. Como também lemos não uma, nem duas vezes, podemos concluir então muitas vezes libertos pelo poder de Deus.
Foi dito pela Palavra: O Senhor te protegeu, te protege e vai continuar protegendo, muitas e muitas vezes! Assim como turbou o coração do inimigo do rei de Israel, confundirá e deixará cair por terra aqueles que intentam contra os Seus pequeninos.
Nós somos esses pequeninos diante da presença de Deus.
O inimigo ficou tão confundido que chegou a pensar em estar sendo vítima de traição, mas foi logo advertido por um dos seus servos: - "Não ó rei meu senhor, mas o profeta Eliseu que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas na tua câmara de dormir."
Se Eliseu que era homem do Senhor ficava sabendo, porque Deus falava-lhe em detalhes o íntimo dos inimigos de Israel, e Eliseu precavia e aconselhava o povo de Deus. Naquela época tinham na figura do profeta como o interlocutor de Deus, hoje temos nosso Senhor Jesus, que está no meio de nós neste lugar! E é através Dele, em espírito e em Verdade que somos aconselhados e ouvidos todas as noites.
O Senhor prepara todas as coisas mesmo as invisíveis, o moço de Eliseu apavorou-se quando viu o exército dos siros cercando a cidade de Dotã. Porém, Eliseu pediu a Deus para que ele visse o exército acampado do Senhor.
A mesma frase que foi dita para o moço do Eliseu foi dita para todos nós ali reunidos: - "Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que os estão com nossos inimigos."
As armas celestiais que nosso Deus usa para nos defender são poderosas e nada na terra pode detê-las. O inimigo de nossas almas pensa que é forte mas não imagina a fortaleza que é o Senhor!
A pedido de Eliseu o moço pôde ver os cavalos e os carros de foto enviados pelo Senhor.
Eliseu também pediu que o Senhor ferisse por um cegueira momentânea. Se preciso for tapar os olhos de nossos inimigos nosso Deus assim o fará, e ficarão a mercê do justos. E quem fica a mercê dos justos, não sofre, mas recebe uma boa semente, recebe compaixão e o verdadeiro amor cristão.
Aqueles soldados que Eliseu conduziu para Samaria receberam compaixão ao despertarem / tomarem consciência de onde estavam, no meio de uma das cidades de Israel, pensaram que fossem perecer. Mas não, nosso Deus, aconselhou a Eliseu para servirem um banquete.
Não acabamos de ouvir no testemunho (testemunho de uma irmã nesta noite de culto) sobre as Palavra e atitude de desprezo e agressão contra a serva de Deus, ao invés de desejar-lhe a mesma coisa para sua agressora, teve-lhe compaixão. É desta compaixão que nosso Deus quer nos dar, quer que tenhamos. Não podemos ser como o mundo no geral.
Temos que dar e transmitir compaixão, amor e caridade para quem nos agride.
O desejo do rei de Israel não foi atendido, Eliseu explicou-lhe tornaram-se de inimigos a prisioneiros e estavam ali como tal. Deram-lhes pão e água para que comessem e bebessem, e depois foram soltos (autorizados) a voltar para o rei dos siros. Tiveram um grande banquete, por final, as sementes foram lançadas para os inimigos do povo de Israel.
Imaginemos como foi a situação desses homens, estavam momentos antes todos armados, poderosos e realizando uma emboscada, diante do poder de Deus tiveram a consciência que não eram tão poderosos e estavam presos em sua insignificância.
A mulher samaritana também ao encontrar com Jesus, possuía um cântaro para tirar água do poço e Jesus não.
Jesus ao pedir-lhe água desvendou-lhe todos seus segredos, e teve compaixão dela, e ela creu e pediu-lhe da água da vida, a água que sacia a sede e dá vida eterna.
Lembremos do que Jesus disse a mulher samaritana: - "Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. (...) Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais assim que o adorem." (São João 4.21,23).
Tivemos uma exortação final desse culto: a vigilância e adoração a Deus. Isto nos basta! Deus seja louvado! Amém!

Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos:

          22. Conserva a paz, ó minha alma
          65. O Senhor Jesus passava...
         321. A minha alma
         278. Sou feliz
           45. Tu és o Oleiro
         303. Deus nos guarde

 
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: Culto presidido pelo irmão N.M. e Palavra exortada pelo irmão J.C.. Testemunhos/Saudações: Brejo Santo (CE); Cruzeiro (Vale do Paraíba, SP); Guarulhos (SP); São José dos Campos (SP). região Nordeste, estados de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Bolívia.

Home | P90545 | P90546 | P90547 | P90548 | P90549

Home

Voltar | Home | Acima | Avançar  

Esta página foi atualizada em 24/01/06

Este sítio está no ar desde 15/05/01

© 2001-2006 Geografia na Internet: http://geografia.geral.sites.uol.com.br